Apresentação

O curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi autorizado pelo CEPE, Ata Nº 360 de 12/07/2000 nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura. O Curso teve seu inicio em 2001, sendo reconhecido pela Portaria do MEC Nº 554 de 25 de fevereiro de 2005. O Curso foi criado para atender uma demanda regional e institucional, visando formar profissionais licenciados e bacharéis habilitados para o exercício profissional. Neste período, foi criado o primeiro Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que englobava as duas modalidades, Licenciatura e Bacharelado.

A partir de 2002, com a contratação de novos profissionais da área de Geografia, o Curso começou a definir sua identidade. Nesse momento se instalou o processo de discussão do Projeto Pedagógico do Curso, agregando conhecimentos e saberes que culminaram na elaboração de novo Projeto Pedagógico para o Curso.

As novas diretrizes estabelecidas pelo MEC exigiram o desdobramento do projeto inicial em duas versões, que contemplassem as duas modalidades de formação (Bacharelado e Licenciatura). Dadas essas demandas, buscamos preservar as especificidades de cada uma delas sem, contudo, deixar de privilegiar a indissociabilidade da formação, caracterizada na atual versão do projeto pelo núcleo de formação geral e o núcleo de profissionalização.

Fruto desse esforço coletivo, em 2003, dois anos após a criação do curso na UFV, foram promovidos fóruns de debates em busca da melhoraria da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão no curso de Geografia envolvendo toda a comunidade acadêmica geográfica.

Nesse processo, podem-se destacar a 1ª, 2ª e 3ª Semanas Acadêmicas do curso de Geografia, realizadas respectivamente nos anos de 2003, 2005 e 2006. Além disso, as reuniões da Comissão Coordenadora, do Núcleo Docente Estruturante e do Centro Acadêmico trouxeram discussões relevantes da ciência geográfica e de questões e demandas específicas do Curso, contribuindo para construção dos projetos.

Este diagnóstico identificou a necessidade de reformulação da matriz curricular do Curso, na qual foram identificados os seguintes problemas: de um lado, as disciplinas oferecidas não permitiam uma formação sólida em Geografia, limitando o acesso a diferentes saberes vinculados à ciência geográfica; de outro, a sua estrutura contemplava um rol de disciplinas optativas que dificultava a construção de uma identidade acadêmica e profissional na área de Geografia.

Partindo dessas constatações, foram propostas alterações na filosofia que orientava a formação dos estudantes. Alterações estas, que se traduziram em dois novos PPC contemplando respectivamente o Curso de Geografia – Licenciatura e Geografia – Bacharelado. A nova proposta contemplou a criação de duas novas matrizes curriculares, a supressão de algumas disciplinas, a criação de outras e a revisão qualitativa de todos os programas analíticos das disciplinas oferecidas para os dois Cursos.

As mudanças foram resultado da avaliação in loco da Comissão de Avaliadores do MEC, que ocorreu em 2010, bem como fruto do diálogo permanente entre professores que atuam direta e indiretamente no Curso, inclusive de outros departamentos da UFV, juntamente com os discentes, em reuniões que ocorreram primordialmente na Comissão Coordenadora do Curso e no Núcleo Docente Estruturante. O objetivo era dar uma identidade ao curso de Geografia e, neste sentido, propiciar aos discentes e docentes do Curso alcançar sua principal meta, que é a melhoria e o aperfeiçoamento da formação do graduando de Geografia na Universidade Federal de Viçosa.

A conclusão do processo avaliativo do curso de Geografia – Bacharelado se deu com a Renovação de Reconhecimento do Curso, por meio da publicação no Diário Oficial da União da Portaria do MEC nº 103/2016, de 04 de abril de 2016, que referendou o processo de avaliação e atestou a qualidade do Curso, bem como as condições de oferecimento do mesmo pela UFV.

As discussões a respeito da mudança no Projeto Pedagógico do Curso se intensificaram, sobretudo a partir de 2016, culminando com as principais alterações entre 2017 e 2018, de forma a contemplar as orientações para uma maior flexibilização estabelecida pela Universidade Federal de Viçosa.


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